01 abril 2011

Chá de Casa Nova

                                               Casa nova, vida nova, tudo novo.
O Chá de Casa Nova é um festinha para celebrar a mudança para o novo lar, com o objetivo de ajudar o casal a mobiliar a casa, obtendo itens decorativos, eletrodomésticos, eletrônicos e até uma parte do enxoval. É importante dizer que o chá de casa nova não está diretamente ligado aos noivos. Se uma pessoa decide morar sozinha em um novo lugar, ela também pode fazer esse chá.


DICAS COMO ORGANIZAR


O primeiro passo e definir o local, a data e o horário. Em seguida, escrever a lista de presentes e fazer a lista de convidados, sem esquecer de pensar nas brincadeiras, comidas e bebidas que serão servidas na festa.
  • Convites













  • Lista de Presente
No chá de casa nova, homens e mulheres são convidados e a lista vai depender do que o casal já tem. Podem ser feitas listas daqueles presentes que não foram dados, até mesmo eletrodomésticos, porém, na maior parte das vezes, são os pequenos objetos que faltam, como os de decoração. Os móveis são os itens de maior valor na hora de montar a casa nova, por isso é um menor número de convidados que dá este tipo de presente. Mas nada impede que esta lista seja feita. Quem vai escolher o presente que deseja e pode dar é o amigo.


Utensílios domésticos
- Abridor de lata
- Saca-rolhas
- Assadeiras
- Bicos de confeiteiro
- Bandejas
- Cesto de lixo para cozinha
- Cesto de lixo para banheiro
- Coador de café
- Colheres de pau
- Conchas
- Corta-queijo
- Descansos de panela
- Escada dobrável para cozinha
- Escorredor de arroz
- Escorredor de pratos
- Escumadeira
- Espremedor de batatas
- Formas para bolo
- Galheteiro
- Garrafas de vidro para água
- Garrafas térmicas
- Lixeira para pia
- Porta-sabão
- Porta-temperos
- Potes para mantimentos
- Quebra-nozes
- Rodo
- Rodo pequeno para pia
- Sacos de lixo em tamanhos variados
- Tábuas para queijo e carne
- Tuppeware
- Vassouras


Eletrodomésticos

- Batedeira
- Cafeteira
- Centrífuga
- Espremedor de frutas
- Ferro de passar roupa
- Ferro portátil
- Grill
- Liquidificador
- Forno elétrico
- Microondas
- Processador
- Raclette elétrica
- Sanduicheira
- Tostador de pão
- Torradeira
- Mixer
- Fritanela
- Aspirador de pó
- Secador
- Aquecedor


 Decoração- Castiçais
- Porta-retratos
- Vasos
- Vaso solitário
- Centro de mesa
- Relógio
- Luminária
- Jogo de damas
- Quadros
- Bombonier
- Figuras de cristal
- Pesos para porta e para papel
- Revisteiro

Móveis e itens para casaDormitório:

- Cama de casal
- Criado-mudo
- Poltrona
- Guarda-roupa
- Cabideiro
- Abajour
- Tapete
- Travesseiros com visco elástico
- Roupas de cama
- Cortinas

Sala de estar:- Sofá-cama
- Estante
- Mesa lateral
- Mesa de centro
- Abajour
- Puff
- Tapete
- Esteira para braço do sofá
- Almofadas com visco elástico
- Manta para estofado
- Cortinas de pano

Banheiro:- Espelho
- Saboneteira
- Tapete anti-derrapante
- Cortina para box
- Roupas de banho

Cozinha:- Mesa com cadeiras
- Armários
- Bancada
- Persianas

Área de serviço:
- Mesa para passar roupa
- Armários
- Cabideiro
- Varal de teto
- Varal de chão


  •  Brincadeiras
O melhor do chá de panela continua sendo as brincadeiras entre noiva e convidadas. Mas antes de entrar ou organizar a brincadeira, é preciso saber o perfil da noiva, assim como das convidadas, para que as brincadeiras não sejam afronta a ninguém. A pessoa que vai organizar pode ser uma madrinha, alguma parente ou amiga, e que podem ter assistentes bem humoradas e criativas –mas que essas tenham o bom senso para não carregar nas brincadeiras. A música deve rolar na festa, mas que sejam com um volume baixo para que dê pra ouvir a organizadora das brincadeiras.

  • Adivinhar o Presente

A brincadeira mais conhecida do chá-de-panela é fazer com que a noiva, com uma venda nos olhos, adivinhe o presente que está em suas mãos, por isso as convidadas devem fazer um embrulho bem difícil para que a noiva não acerte. Para complicar ainda mais, a noiva pode tentar adivinhar também quem lhe deu o presente. Quando a noiva erra o presente ou quem lhe deu o presente, ela deverá pagar uma prenda ou ser pintada.


Obs: O ideal é fazer quatro adivinhações e passar para outra brincadeira para não ficar muito cansativo.


  • Jogo de perguntas e respostas
É feito antes um questionário com mais ou menos 20 perguntas para o noivo, algumas mais ingênuas e outras mais picantes. O jogo de perguntas, com as respostas, pode ser gravado em vídeo ou pode ser impressa num papel e, na hora do chá de panela, serão perguntadas à noiva e conferidas com as respostas do noivo. Se a noiva errar alguma resposta que o noivo não tenha respondido igual, ela deverá pagar uma prenda.
Exemplo de perguntas: Qual a bebida que ele mais gosta? Quando ele se apaixonou? Como vocês se conheceram? Como foi o pedido de noivado? Que tipo de roupa ele mais gosta que você use? Qual a altura do seu noivo? Qual o tipo sangüineo do seu noivo? O que seu noivo mais gosta em você?




  • Batata Quente
A organizadora da festa junta vários acessórios baratinhos, como: touca de banho, batons, meia-calça colorida, anéis, broches, minibuquês, véuzinho de noiva, máscaras de oncinha, diabinha, coelhinha, objetos piscantes e bregas, etc. Coloca-se uma música e a organizadora pega um dos acessórios e coloca em uma caixa sem que as convidadas vejam. A caixa deve ficar passando de mão em mão na roda de convidadas até que a música pare. Quando parar, a pessoa que estiver com a caixa na mão terá que vestir e usar o acessório. No final, cada uma pode sair com a lembrancinha da festa.
  • Dançando coladinho
Essa é muito engraçada.
Separe 3 a 4 casais, coloque eles virados de costa um para o outro bem coladinho. O objetivo e que eles dance  sem desgrudar da costa e do bubum do seu parceiro,caso contrario o casal sera eliminado vence o ultimo casal.
Coloque uma musica bem agitada de preferência que tenha coreografia como: forro, xote ou axe.

  • Estilistas
As convidadas devem confeccionar o vestido da noiva –no corpo da noiva– com jornais, papel higiênico, durex, barbante, etc.


  • Cardapio
Cerimonial, recomendou canapés e salgadinhos, além de tortas, quiches, sanduíches ou ate mesmo um jantar leve e simples. “Devem ser calculados de 15 a 18 salgados por pessoa, uma garrafa de cerveja por convidado e 400 ml de refrigerante para cada um”.
Uma novidade que tem agradado as noivas e convidadas nos mais variados tipos de chás, é o bolo de fitas. Nele, são colocadas várias fitinhas e uma delas tem uma aliança amarrada na ponta. Todas as amigas solteiras da noiva se juntam e cada uma delas tira uma fita. Quem for premiada com a aliança, será a próxima a casar.

2 comentários:

crislaine costa disse...

quando eu mudar vou fazer um achei bem legal a idéia

Anônimo disse...

Nossa amei vou me casar agora em setembro e qero fazer um serah que ja esta em cima?